Comitê COP30: Nossa Chance para Adiar o Fim do Mundo

O OPOCA participa do Comitê COP30, uma coalizão da sociedade civil brasileira que pretende fortalecer a incidência das organizações da América Latina, para uma COP30 centrada em uma perspectiva socioambiental.

A COP30 é a trigésima Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas e acontecerá em 2025 no Brasil, em Belém, uma das capitais da Amazônia.

O objetivo do Comitê COP30 é levar as demandas, anseios, soluções e necessidades dos povos e dos territórios do país às discussões do Governo brasileiro na COP30, ampliando o debate sobre ambição climática e envolvendo as pessoas em torno de 5 temas centrais dentro do debate climático:

Adaptação Climática

Construir Infraestrutura e políticas para garantir segurança e dignidade, nos territórios, frente às mudanças climáticas que já enfrentamos e iremos enfrentar.

Restauração Ecológica

Recuperar nossos biomas como forma de garantir proteção para seres humanos e outras formas de vida, entendendo a natureza enquanto aliada.

Sistemas Alimentares

Repensar o ciclo da produção de alimento, da terra ao prato, para garantir segurança alimentar em meio aos riscos climáticos.

Governança Climática

Promover uma atuação multinível entre os governos, considerando os diversos saberes da população e a sua participação assegurando a diminuição das desigualdades nos territórios.

Demarcação Territorial

Garantir o direito à terra para comunidades tradicionais e povos indígenas é garantir saberes e tecnologias que possibilitam um futuro habitável para todos.

Acesse aqui o documento completo com todas as propostas do Comitê COP30.

Junto a 27 organizações de diversas regiões do Brasil, o OPOCA assina a Campanha Nossa Chance para Adiar o Fim do Mundo e assume as ambições que os nossos territórios possuem para criarmos soluções socioambientais efetivas. Como afirma o Comitê COP 30:

“Nossa chance de adiar o fim do Mundo” é uma mobilização esperançosa e ousada que chama à ação, para garantirmos que as soluções climáticas combatam as desigualdades e estejam alinhadas às especificidades socioeconômicas, culturais e ambientais dos territórios.

Para saber mais, acesse o site do Comitê COP30 e acompanhe as publicações do OPOCA.

Referências

*Trechos do texto extraídos e adaptados do site https://comitecop30.org/nossachance/

Comments are closed.

  • mídia lab