É possível pensar e construir uma outra cidade? Uma cidade que nos faça sentido?

O Observatório Popular Cidade do Anjo é uma utopia dos cantos, becos, centros e campos de São Miguel Arcanjo, interior do Estado de São Paulo, Brasil. Uma instituição que caminha em comunidade como um espaço permanente para a produção de conhecimentos de forma compartilhada sobre a realidade para a experimentação de alternativas, ações e projetos que façam sentido às pessoas envolvidas, ao meio ambiente e às comunidades.

São Miguel Arcanjo está entre as cidades mais castigadas do Estado de São Paulo. Dentre as diversas violações éticas que compõem e constituem a nossa realidade, a exploração do trabalho infanto-juvenil nas grandes lavouras da monocultura rural, a crescente presença do crime organizado do tráfico de drogas, a exploração sexual de meninas e meninos, a insegurança alimentar chegando à desnutrição e à fome e os nossos altos índices de abandono e exclusão escolar estão entre as suas maiores mazelas.

É possível pensar e construir uma outra cidade? Uma cidade que nos faça sentido? A gente acredita que sim! Há 12 anos construímos experiências nas áreas da cultura, da educação, da sustentabilidade e dos direitos humanos para superar essas violências e fortalecer a nossa democracia a partir dos nossos cantos, becos, centros e campos e com o envolvimento de pessoas e organizações de alguns lugares do Brasil e do mundo. São mais de 30 pessoas envolvidas cotidianamente em nossa Instituição e mais de 10 mil pessoas impactadas até aqui.

Atualmente realizamos o Projeto Cidade Escola, com crianças e suas famílias, o Projeto Nenhuma e Nenhum a Menos, com adolescentes e jovens, Mulheres em Prosa com mulheres mães, o Projeto Vivamarela com artistas, cozinheiras e artesãs locais, o Mídia Livre, nosso Projeto de Comunicação, o Projeto Fênix, um espaço de cuidados psicoterapêuticos e o Projeto Emergência, Biodiversidade e Soberania Alimentar que, com a criação da Rede Caipira para Sustentabilidade com dezenas de produtores rurais locais, arrecadamos e distribuímos desde o início da pandemia mais de 50 toneladas de alimentos, ao mesmo tempo em que fortalecemos a agricultura familiar e a economia local.

SEJA UM PARCEIRO DO OPOCA

A nossa sede é o Ponto de Cultura Casa OPOCA e é aqui, e pela cidade, que acontecem os nossos projetos e ações. Saiba mais! Venha nos conhecer! Seja um parceiro do OPOCA e faça parte dessa utopia possível.

Somos uma Instituição sem fins lucrativos, ou seja, todo recurso é revertido para a sustentabilidade da Organização. E o seu apoio mensal é importante porque nos permite realizar um trabalho continuado. Em 2021, dois terços dos recursos da Casa OPOCA vieram dessa forma. É o que permite com que a Casa OPOCA desenvolva com segurança as suas atividades.

Há 4 formas de apoiar: através dos créditos da Nota Fiscal Paulista; por pix; Carnê Semeia e pelo site do Benfeitoria.com/casaopoca. Para saber mais, acesse o nosso site www.opoca.org/financie.

Comments are closed.

  • mídia lab