O Observatório Popular Cidade do Anjo é parte da Universidade Popular Empenho e Arte (UPEA), uma organização nascida em Portugal que atua para o compartilhamento entre saberes comprometidos com a luta pela dignidade humana e para promover ações coletivas entre instituições, movimentos sociais, artísticos, culturais para a transformação social.
A UPEA é o encontro de instituições como o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Pantalassa de Lisboa, a Fundação José Saramago também de Lisboa, o Chapitô, o Jazz ao Centro Clube de Coimbra, dentre outras, que atuam pela transformação social em suas distintas formas: arte, cultura, ciência, etc.
O objetivo da Universidade Popular Empenho e Arte, como anuncia o Parágrafo 1 da sua Carta de Princípios é duplo:
a) promover uma ecologia de saberes que permite a troca recíproca de conhecimentos entre pessoas, movimentos e organizações sociais; b) criar coligações entre as diversas organizações sociais para que se realizem ações coletivas conjuntas capazes de transformar, democraticamente, a nossa sociedade.
O Observatório Popular Cidade do Anjo , nesse encontro, se coloca como mais uma organização social que objetiva a troca de conhecimentos produzidos em meio às suas ações em São Miguel Arcanjo, SP, Brasil, com pessoas, instituições, movimentos sociais, artísticos que atuam em função de transformações sociais em seus diversos locais, ao mesmo tempo em que caminha para promover a construção de solidariedades que fortaleçam as distintas práticas em conjunto. Trata-se, também, através do projeto MAPA DE EMERGÊNCIAS, de um esforço para a construção de uma cartografia que conhece, reconhece e compartilha os saberes que constroem resistências e alternativas às formas de violências no mundo.
Como escreve a UPEA:
Tal como acontece nas inundações em que falta água potável, vivemos em sociedades saturadas de informação em que falta conhecimento. Precisamos de ferramentas que enriqueçam o nosso saber e nos deem energia para lutarmos por uma vida digna.
Confira o vídeo da Universidade Popular Empenho e Arte realizado no ENCONTRO DE QUINTELA, região de Coimbra, Portugal, e que contou com a participação Tiago Mi, diretor do Observatório Popular Cidade do Anjo.