A visita do prof. Dr. Tiago Miguel Knob, vice-presidente regional paulista do Instituto Homo Serviens em São Miguel Arcanjo – SP e diretor do Observatório Popular Cidade do Anjo (OPOCA) junto com sua companheira Júlia Galvão também diretora do OPOCA, foi agendada logo no começo de outubro. Via email ele avisou ao presidente do IHS, Jaci Rocha Gonçalves, que estaria na região da Grande Florianópolis e gostaria de poder reunir o pessoal do Homo Serviens com outros amigos deles, para envolver os trabalhos e estreitar laços de aliança biocrática.
Logo pela manhã do dia 30 de outubro, Tiago e Julia foram junto a Jaci para a atividade “Medicinas em Diálogo”, realizada com a parceria do Grupo de Pesquisa Revitalizando Culturas, através do coordenador Jaci, lideranças guaranis e as professoras da medicina Márcia Kretzer e Eliane Traebert.
Durante a tarde, se reuniram na sala do Revitalizando Culturas, na Unisul, Campus Pedra Branca, associados do IHS, Myriam Righetto, Leonardo Santos, Alexia Oliveira, também bolsista do projeto Direitos Humanos e Mediações Culturais, Jaci, Tiago, Julia e Gabriel Silva Nogueira, animador das causas sociais, principalmente da negritude, que recentemente tornou-se voluntário no Revitalizando. Tiago mediou a vinda de Elisa e Rô, suas amigas da ER (https://erfreitas.com.br/), que têm o projeto no Monte Serrat – Centro de Floripa, onde vivem e trabalham com a questão do empoderamento da mulher negra e contar histórias de vida. Compromissos de trabalho impossibilitaram a presença de Fablício (o Macaco) que é casado com Rô, envolvido na luta e ligado à arte da Capoeira.
Essa primeira conversa com Rô e Eliza foi de apresentação e exposição de lutas que fortaleceram e criaram um caminho até aqui. Projetos unindo essas forças foram pincelados e logo deve-se começar o “plantio” de uma aliança com o Homo Serviens que com certeza será muito “frutífera”.