Revista Prosas, um espaço da cultura e do nosso modo de vida em São Miguel Arcanjo

O Prosas, um espaço da cultura e do nosso modo de vida em São Miguel Arcanjo, é um Projeto da Casa OPOCA, esse Ponto de Cultura movido pelo Observatório Popular Cidade do Anjo que pretende tornar público, através de uma revista impressa, as prosas do cotidiano, das nossas comunidades e esquinas, favelas, ruas ou sítios, das nossas matas. O objetivo é trazer à luz as falas que refletem anseios, questionamentos, pensamentos, reflexões sobre a nossa realidade, e que também tratam de sonhos e utopias e revelam nossos saberes, conhecimentos, nosso modo de encarar as adversidades e de travar a luta individual ou coletiva por dias melhores. Todas essas formas de agir, de caminhar e de pensar refletem o nosso modo de ser, a nossa cultura. E é sobre tudo isso que a gente quer conversar, entender, aprofundar e comunicar.

A Revista Prosas sairá em dezembro de 2021. Até lá, a gente vai publicando ensaios de Capa com a arte, a vida, a cultura local.

O município de São Miguel Arcanjo, apesar das características que favorecem a sua criatividade cultural por se tratar de uma cidade ímpar, simples e pequena do interior do país, com natureza preservada por unidades de conservação, com sua identidade caipira, com linguagens e saberes próprios, com musicalidades e manifestações culturais particulares, apresenta uma frágil articulação capaz de favorecer o potencial criativo de organizações e pessoas que produzem toda essa dinâmica.

A ausência de programas e políticas públicas de valorização da cultura local, a interferência das mídias, a supervalorização da cultura hegemônica, são também alguns fatores que fazem com que não nos sintamos detentores de saberes, conhecimentos e de cultura. Para isso, é primordial que projetos que estimulem esse potencial criativo, de identificação, valorização, proteção e desenvolvimento da cultura local sejam realizados de maneira permanente. 

Produzir algo que seja próprio, autêntico, nosso, é fundamental para a construção de identidade cultural e de sentimento de pertencimento. Estimular a criação de conteúdo em uma realidade bastante complexa em termos sociais e educacionais é um desafio que poderá ter impacto positivo na autoestima das comunidades protagonistas da ação, além de impulsionar a formação de uma economia cultural e de uma cadeia produtiva da cultura, com o estímulo de potenciais escritores, cronistas, poetisas, pesquisadoras, etc., oferecendo conteúdo e material humano para uma cidade que pretende ser um polo turístico-cultural. 

O Projeto Prosas, uma revista da cultura e do nosso modo de vida em São Miguel Arcanjo, assim, pretende produzir e desenvolver conteúdos, conceitos e conhecimentos nascidos da comunidade são-miguelense, em rede com pessoas de outros cantos do Brasil e do mundo, para a comunidade são-miguelense, podendo ser um espaço de fomento da economia cultural e da capacidade criativa do município. 

A Revista Prosas sai em dezembro de 2021. Até lá, teremos encontros, conversas, oficinas, palestras e estudos para produzi-la. Logo a gente anuncia os momentos de encontros. Se quiser se envolver desde o planejamento da ação, entre em contato pelo whatss, 15 99836-1465, e fale com a Júlia.

O Projeto é uma realização da Casa OPOCA e foi contemplado por Edital de Cultura Municipal com financiamento da Secretaria de Turismo e Cultura e da Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo. O OPOCA acresce ao financiamento público horas técnicas e disponibiliza a infraestrutura para a realização da ação.

Comments are closed.

  • mídia lab