Fundamentos e objetivos

FUNDAMENTOS E OBJETIVOS

UMA UTOPIA DOS CANTOS, BECOS, CENTROS E CAMPOS

O Observatório Popular Cidade do Anjo é uma utopia dos cantos, becos, centros e campos de São Miguel Arcanjo, interior do Estado de São Paulo, Brasil. Uma instituição que caminha em comunidade como um espaço permanente para a produção de conhecimentos de forma compartilhada sobre a realidade para a experimentação de alternativas, de ações e para a realização de projetos que façam sentido às pessoas envolvidas, ao meio ambiente e às comunidades.

UMA LUTA INTRANSIGENTE E RADICAL PELA AFIRMAÇÃO DA VIDA HUMANA E COMUNITÁRIA

O OPOCA se organiza da ação e da reinvenção criativa de jovens, crianças, mães, mulheres e homens que constroem no cotidiano, em meio a violências de todos os tipos, simbólicas e materiais, suas práticas, experiências, estratégias e conhecimentos que possibilitam a sobrevivência, geram resistências, solidariedades e alternativas, assumindo, nesse entrelaçado de forças e emergências, o fio condutor para repensar as relações e as ações nos espaços e tempos habitados, revelar as hierarquias entre os poderes, instituições e saberes e desenvolver ações culturais, artísticas, ambientais e políticas que afirmem a dignidade humana.

SÃO DOIS OS OBJETIVOS GERAIS DO OPOCA

Potencializar a nossa capacidade crítica como comunidade para desestabilizar as práticas existentes e monoculturais de saber que produzem e reproduzem as violências e os silenciamentos políticos, sociais e culturais para a experimentação permanente de alternativas, de ações e de projetos que afirmem a dignidade e o desenvolvimento da vida humana, ecológica e comunitária.

VALORES

Ética, Solidariedade, Coletividade, Justiça, Justiça Cognitiva, Diversidade, Comunidade, Cuidado.

CONCEITOS E ESCOLAS-CHAVE

Pós-colonialismos, Decolonial, Justiça Cognitiva, Homo Serviens, Ética da Libertação, Política da Libertação, Epistemologias do Sul.

Comments are closed.

  • observatório popular cidade do anjo